Vazamentos e infiltrações no condomínio: o que é? Quem é o responsável?
Não raras vezes, escutam-se reclamações de moradores insatisfeitos com problemas envolvendo infiltrações e vazamentos, sem compreender que essas situações possuem origens e naturezas distintas. Além disso, a responsabilidade pelos reparos pode variar conforme a causa do problema.
Esclarece-se que, ocorrem vazamentos quando há algum furo ou abertura que possibilita a passagem ou escape de água das tubulações, ligações hidráulicas, e etc., o que provoca as temidas goteiras.
Noutro giro, ocorre infiltrações quando uma edificação possui rachaduras ou fissuras nas paredes e no piso, em que se percebe passagem de água em razão de uma deficiência, seja pela falta ou adequada impermeabilização do local.
Convém esclarecer que, a natureza da infiltração dependerá da sua origem, podendo ser:
Pressão negativa Falha na impermeabilização do local afetado;
Intempéries Resultam de eventos climáticos que impactam a estrutura do prédio;
Condensação Ocasionadas pelo vapor dágua em locais com pouca ventilação, como banheiros e cozinhas;
Capilaridade Umidade do solo afeta os poros do concreto e argamassa, comprometendo a estrutura.
Dessa forma, identificada a natureza da patologia, deve-se verificar o local da fonte, que poderá se originar nas tubulações verticais (colunas de recalque e distribuição), cuja responsabilidade recai sobre o Condomínio, por se tratar de áreas de uso comum, ou nas tubulações horizontais (ramais internos de cada unidade), cuja responsabilidade recai sobre os proprietários.
Diante disso, sendo verificado vazamentos ou infiltrações, faz-se fundamental agir rapidamente, buscando soluções adequadas para evitar danos maiores e preservar a integridade do prédio. A cooperação entre moradores e administração do condomínio é essencial para manter o bom estado das instalações e garantir um ambiente seguro e saudável para todos.
️ Ingrid Brasil
OAB/RS 135.938